Automação de Vendas
21 de novembro de 2024
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13
minutos de leitura
O que é a IA para atendimento?
A IA para atendimento se tornou um excelente meio de unir a tecnologia ao ganho de clientes na atual realidade.
Isso se dá porque a inteligência artificial é capaz de realizar o atendimento ao cliente de maneira fluida, estratégica e personalizada.
Inicialmente, a IA era algo muito distante do cotidiano de pessoas comuns, mas hoje é amplamente utilizada no dia a dia.
De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma de comunicação Infomoney, mais de 80% dos brasileiros utilizam o Whatsapp para se comunicar com marcas.
Desse modo, utilizar a IA para atendimento na sua empresa significa aperfeiçoar essa interação com o cliente, o que é crucial para aumentar as vendas.
Portanto, se o seu negócio ainda não utiliza esse recurso, continue a leitura e entenda porque a IA para atendimento é imprescindível para uma empresa.
Por que usar a IA para atendimento?
A IA para atendimento traz diversas vantagens para uma empresa, como respostas mais rápidas para os clientes e disponibilidade durante 24 horas por dia e 7 dias da semana.
Confira os principais motivos para inserir a IA para atendimento no seu negócio:
Comunicação natural é fundamental
Muitas pessoas podem evitar usar a IA para atendimento por acharem que se trata de uma comunicação engessada e robótica.
Entretanto, a IA para atendimento interage de forma personalizada e humanizada.
Isso porque a IA para atendimento é capaz de usar uma linguagem naturalizada para interagir com o cliente, próximo da comunicação humana.
Esse cenário torna a conversa mais fluida e deixa a pessoa mais à vontade para prosseguir no atendimento.
Assim, vale dizer que uma comunicação muito rígida ou formal tende a não prender a atenção dos clientes atuais, e não é considerada uma boa estratégia.
Além disso, é importante destacar que a IA para atendimento responde às mensagens de texto e de voz instantaneamente, o que garante uma interação ágil e objetiva.
Dessa forma, evita-se que o lead considere a conversa maçante e prolongada e deixe de responder.
Nesse contexto, a adoção da IA para atendimento torna-se essencial para evitar a perda de clientes.
Instantaneidade é uma exigência atual
É sabido que os consumidores modernos exigem uma comunicação fluida com as marcas, com mensagens objetivas e sem demora.
Na “era da instantaneidade” atrasos em respostas sobre valores de imóveis ou datas para agendamento de visitas não são tolerados.
Sendo assim, a IA para atendimento se faz necessária porque o software garante respostas objetivas sobre as perguntas, e sem atrasos.
Isso porque a IA para atendimento está disponível durante 24 horas do dia e nos 7 dias da semana.
Logo, se um lead desejar ver fotos de casas para alugar às 03 horas da manhã, as terá.
Isso mantém o interesse da pessoa na empresa e evita que ela se distancie da ideia de compra.
IA para atendimento também é redução de custos
Reduzir custos é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Nesse contexto, utilizar a IA para atendimento é uma excelente estratégia para economizar.
Isso, pois as funcionalidades do software permitem que a empresa não precise manter uma equipe de funcionários humanos para o primeiro contato com os clientes.
Isso ocorre porque a IA para atendimento realiza essa interação inicial de maneira ágil e personalizada, permitindo que os funcionários sejam designados para outras funções.
Além disso, esses chatbots oferecem atendimento durante 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, o que é essencial para manter uma comunicação fluida com o cliente.
Entretanto, contratar essa disponibilidade de colaboradores humanos seria extremamente custoso para uma empresa.
Outro ponto importante é que a IA para atendimento realiza atendimentos simultâneos, sem deixar de responder de forma ágil e personalizada.
Dessa forma, a IA para atendimento torna-se indispensável para empresas que desejam unir economia de dinheiro ao ganho de clientes.
Acompanhar a evolução dos resultados é importante
É relevante destacar que conhecer os insights gerados pela IA para atendimento é muito importante para conhecer o comportamento dos leads e clientes.
A IA pode analisar as interações para gerar relatórios importantes sobre o comportamento dos clientes durante o atendimento.
Isso é fundamental para acompanhar os resultados do atendimento, como taxas de conversão e leads recuperados, permitindo averiguar se as estratégias adotadas devem ser mantidas.
Dessa maneira, a empresa consegue conhecer os leads que está alcançando para desenvolver métodos para transformá-los em clientes.
Da mesma maneira, é fundamental entender melhor os seus clientes para fidelizá-los.
Além disso, é possível usar um sistema kanban para monitorar o progresso dos leads, o que também é crucial no processo de conversão em clientes.
Assim, utiliza-se uma dashboard que apresenta as métricas do atendimento, como o número de atendimentos, entre outras informações, para que a empresa tenha esse controle.
Esses insights gerados pela IA para atendimento são de grande importância para a constante evolução dos resultados da empresa e não devem ser negligenciados.
É crucial conquistar leads qualificados
É fundamental ressaltar a importância de garantir leads qualificados.
Nesse processo de seleção ocorre uma classificação sobre o nível de interesse do lead na compra e em qual etapa do funil de vendas ele está.
A qualificação de leads é essencial para evitar equívocos na abordagem a uma pessoa durante o atendimento.
Isso porque, o envio de informações específicas, como valores de serviços, para leads que não estão preparados para elas, pode acabar com as chances de venda.
Nesse sentido, com a qualificação de leads é possível entender se o cliente está apto para fazer a compra de um imóvel naquele momento, ou se ainda é uma ideia inicial, por exemplo.
Nesse cenário, a IA será responsável por enviar mensagens estratégicas, visando identificar leads qualificados.
Para isso, é considerado tanto o nicho da empresa quanto o interesse demonstrado nos serviços oferecidos.
Com base nas respostas recebidas, é possível conhecer o perfil do lead e montar uma estratégia de marketing eficaz para conquistar o cliente.
Além disso, é importante destacar que a IA faz o atendimento de leads advindos de diferentes plataformas, como o Whatsapp, Instagram, Messenger e formulários de sites.
Caso um lead perca o interesse e deixe de responder durante o processo de captação, uma estratégia de reengajamento pode ser aplicada.
Isso envolve o envio de mensagens personalizadas, programadas e temporizadas para reconquistar a atenção do lead.
Portanto, ao utilizar a IA para atendimento no processo de qualificação de leads, a conversão em clientes se torna mais rápida e eficiente.