Automação de Vendas
24 de novembro de 2024
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8
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O que é IA?
“IA” é a abreviação de Inteligência Artificial; um termo que está, cada vez mais, inserido no cotidiano da população.
Trata-se de uma tecnologia avançada capaz de realizar tarefas que, antes, precisariam da intervenção humana para serem concluídas.
Esse mecanismo, que só era usado em elaboradas pesquisas científicas e por grandes empresas, atualmente é dominado por pessoas comuns e por empresas.
O que é IA no WhatsApp?
Alguns aplicativos, como o WhatsApp, se tornaram essenciais no dia a dia, seja para conversas de rotina, seja para fechar negócios.
Sendo assim, é natural que sejam desenvolvidos mecanismos para facilitar o seu uso, como a IA no WhatsApp.
Com a intenção de implementar a IA no WhatsApp de uma empresa, as vantagens são diversas.
Algumas delas são: melhorar a qualificação de leads e automatizar tarefas.
Esses pontos são de grande relevância quando se trata de impulsionar um negócio.
Isso, tendo em vista que a divulgação dos produtos e serviços será focada em um público-alvo personalizado.
Além disso, é esperado diminuir os gastos com funcionários para atender no WhatsApp, já que a IA também é capaz de realizar essa tarefa.
Sendo assim, fica claro que uma empresa que utiliza as vantagens da IA ao seu favor consegue atingir suas metas de forma mais eficaz e eficiente.
Portanto, continue a leitura e descubra como a IA no WhatsApp pode ser útil para o seu negócio.
Como utilizar a IA no WhatsApp?
Há diversas maneiras de usufruir da IA no WhatsApp para impulsionar as vendas de uma empresa, sendo um processo bastante prático e vantajoso. Conheça algumas opções:
Chatbots inteligentes (IA)
Essa é uma das maneiras mais conhecidas e populares de utilizar a IA no WhatsApp. Trata-se de um software que simula conversas humanas utilizando a inteligência artificial.
Eles são capazes de entender e processar informações enviadas, além de responder perguntas, executar tarefas designadas e interagir com o cliente de forma personalizada e natural, se aproximando do tratamento humano.
Assim, além de garantir respostas eficientes e de fácil entendimento, também evita-se erros de digitação e economiza-se com atendentes humanos.
Para o cliente, faz toda a diferença contar com um suporte técnico de atendimento rápido e a qualquer hora do dia, o que é possível com um chatbot, mas seria limitado com funcionários humanos.
Isso porque os chatbots estão disponíveis para atendimento durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Dessa maneira, a pessoa interessada teria as informações requisitadas a qualquer hora do dia, o que é essencial para não perder a oportunidade de venda.
Ouvir áudios
Outro ponto de destaque dos chatbots inteligentes é a capacidade de interpretar áudios enviados.
Como muitas pessoas são adeptas das mensagens por voz, essa é uma funcionalidade fundamental para uma interação virtual que deixe o cliente à vontade.
Além disso, a IA no WhatsApp também consegue definir um nome, tom de voz e personalidade para serem usados na conversa com o cliente.
Sendo assim, de acordo com informações pessoais obtidas sobre o lead, é possível moldar esses recursos para que ele se sinta mais à vontade na interação, o que é fundamental para uma conversão em cliente.
Ademais, também é possível enviar áudios durante a conversa no WhatsApp, o que humaniza ainda mais a conversa e transmite confiabilidade.
É importante destacar, também, a capacidade de clonagem de voz humana por inteligência artificial, para que os áudios enviados sejam mais naturais e personalizados.
Assim, a interação deixa o cliente mais à vontade, além de passar mais segurança.
Tradução automática
Outra funcionalidade muito interessante da IA no WhatsApp é a de traduzir mensagens.
Isso porque, em uma realidade cada vez mais globalizada, é esperado o comércio entre pessoas de diferentes nacionalidades.
Para que não haja barreiras linguísticas na comunicação entre empresa e cliente, a IA do WhatsApp traduz em tempo real todas as mensagens enviadas durante a conversa.
Sendo assim, a comercialização de serviços e produtos de uma empresa pode ser ampliada para diferentes países, o que expande o negócio e possibilita uma nova perspectiva.
Transcrição automática
Em alguns momentos, é inevitável a interação entre o empresário e o seu cliente para a resolução de assuntos mais importantes.
Dessa forma, a IA no WhatsApp também é capaz de transcrever em mensagens os áudios gerados em uma conversa.
Isso é importante porque as mensagens de voz podem ser consideradas informais e inadequadas quando enviadas em uma conversa de assuntos mais críticos.
Por outro lado, o empresário não precisa perder tempo com digitações, além de evitar eventuais erros de ortografia indesejáveis.
Por que usar IA no WhatsApp?
Há diversas vantagens em utilizar a IA no WhatsApp com os recursos apresentados acima. Saiba mais sobre elas:
Fluidez no atendimento
Esse é um dos mais importantes pontos quando falamos sobre utilizar a IA no WhatsApp. Isso porque, com esse software, o atendimento pelo aplicativo flui com mais rapidez e objetividade.
Isso é fundamental para a conversão de leads em clientes em uma realidade em que as pessoas buscam por instantaneidade nas interações.
Com a IA no WhatsApp, não há atraso nas respostas, assim a pessoa interessada tem menos probabilidades de abandonar a conversa.
Além disso, com os chatbots inteligentes, as informações transmitidas são mais precisas e consistentes, o que evita possíveis erros e mal-entendidos.
Dessa forma, é essencial não perder a atenção do lead com atraso nas respostas ou mensagens sem foco, e os chatbots evitam esse erro.
Economia de recursos financeiros
Uma questão importante para um negócio empresarial é a economia de custos.
Dessa maneira, utilizar a IA no WhatsApp é uma ótima forma de gastar menos.
Isso porque as funcionalidades integradas no software permitem dispensar funcionários humanos para esse contato inicial com os clientes.
Além disso, pode-se utilizar os chatbots 24 horas por dia, durante 7 dias por semana.
Entretanto, contratar funcionários para essa ampla disponibilidade seria bastante custoso.
Outro ponto é que, além disso, a IA no WhatsApp é capaz de realizar outras funções já mencionadas.
Uma dessas funcionalidades é enviar mensagens personalizadas e de forma rápida, retendo a atenção do lead, para que não se distancie da compra.
Sendo assim, a IA no WhatsApp se torna fundamental para uma empresa que visa à economia de custos.
Lead qualificado
É necessário dar ênfase à importância de garantir leads qualificados, ou seja, pessoas que realmente tenham probabilidade de se tornarem clientes.
Essa seleção é fundamental para que não se gaste dinheiro e tempo com leads que não estão próximos de serem convertidos em clientes.
Essa situação se dá porque eles ainda precisam passar por outras etapas do funil de vendas.
Sendo assim, a IA vai enviar mensagens específicas visando a captação desse lead de acordo com o nicho da empresa.
Por exemplo, perguntas sobre o interesse da pessoa nos serviços e produtos oferecidos, entre outras informações importantes para desenvolver o atendimento personalizado.
Aliás, caso o lead se disperse no processo de captação e deixe de responder, também é possível utilizar um recurso de recuperação de leads.
Ele consiste em enviar mensagens humanizadas para reter a atenção dessa pessoa.
As mensagens são temporizadas e programadas para que não se tornem maçantes, mas que tenham o efeito desejado.
Logo, com perguntas direcionadas e personalizadas para captar leads qualificados, a conversão em clientes se torna mais fácil.
Quais as plataformas que usam IA no WhatsApp?
Como visto, há diversas vantagens em adquirir a IA no WhatsApp de uma empresa. Dessa forma, conheça algumas plataformas que já realizam essas funcionalidades para negócios:
ZapGPT
O ZapGPT é uma das plataformas que une o famoso ChatGPT ao WhatsApp. É uma das pioneiras no Brasil nesse segmento.
Ela possibilita a utilização dos recursos da IA, como mensagens automáticas personalizadas e programadas para clientes.
Também faz interpretação de áudios no WhatsApp, de forma prática, podendo ser usado por usuários comuns e empresas.
LuzIA
A LuzIA é uma inteligência artificial generativa, ou seja, uma tecnologia capaz de “aprender” padrões a partir de uma base de dados.
Essa plataforma conta com suportes para WhatsApp e Telegram e também possibilita o envio de mensagens automáticas. Além disso, também permite transcrever áudios e gerar imagens.
Seu recurso de adaptar a linguagem para a de personagens fictícios a torna mais popular para o uso de usuários comuns. Entretanto, também pode ser aderida por empresas.
Lead2Sales
A Lead2Sales é uma plataforma especializada em empresas, especificamente de incorporadoras, imobiliárias e corretores. Ela utiliza a IA no WhatsApp para a conversão de leads em clientes.
A Leads2Sales conta com recursos já mencionados, como recuperação de leads com mensagens programadas, qualificação de leads por chatbot inteligente e capacidade de ouvir áudios para maior personalização da interação.
Também envia áudios utilizando voz clonada por inteligência artificial e possui um processo automatizado de recuperação de leads.
Além disso, pela Lead2Sales, você consegue acompanhar o atendimento da IA em tempo real e possui uma dashboard para acompanhar todas as principais métricas de atendimento.
Algumas delas são: número de atendimentos, tempo de atendimento, leads recuperados, leads qualificados, taxas de conversão e muito mais.
Dessa forma, torna-se uma excelente opção para empresas que desejam automatizar o processo de captação de clientes.
Agora que você já conhece mais sobre as vantagens de utilizar IA no WhatsApp, agende uma demonstração gratuita conosco!